Barraca Calon no acampamento Nova Canaã, em Sobradinho I, Distrito Federal. Foto: karen Ferreira.
Uma das três principais linhas de atuação da AEEC-MT é o diálogo e participação social junto a órgãos públicos e privados tendo em vista a construção, implementação e fortalecimento de políticas públicas afirmativas e reparatórias em prol dos povos ciganos.
Atuamos na defesa de direitos humanos, sociais, coletivos e culturais dos povos ciganos em todas as suas manifestações etárias e de gênero, contemplando mulheres, ciganes LGBTQIAPN+, crianças, jovens, idosos e homens ciganos.
O destaque de nossa atuação é junto às pautas de igualdade racial, combate ao racismo estrutural, preconceitos, estereótipos e discriminações históricos contra as pessoas ciganas, que ocorrem historicamente no Brasil.
O trabalho de Advocacy permeia por exemplo, diálogo com o governo federal, com Ministérios como Igualdade Racial (MIR), Saúde (MS), Direitos Humanos e Cidadania (MDH) e outros órgãos como o Ministério Público Federal (MPF), o Senado da República e a Câmara dos Deputados.
Em nível nacional, participamos do Coletivo Ciganos, Juntos Somos Mais Fortes, que conta com a presença de 27 associações e coletivos ciganos brasileiros, de diferentes Estados e regiões.
Integramos grupo de trabalho criado pelo Senado da República e o MPF para discutir o projeto de lei que cria o Estatuto Nacional dos Povos Ciganos. E fazemos parte da Roda Cigana – Rede Humanitária, que congrega mais de 60 instituições e coletivos, ciganos e de minorias, como imigrantes, LGBTQIAPN+, etc.
Entre os anos de 2021 e 2023, a AEEC-MT representou os povos ciganos no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPPIR), vinculado ao MIR. Também entre 2021 e dezembro de 2023, a instituição ocupou a mesma representação no antigo Comitê Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso (CEPCT-MT), que em dezembro de 2023 transformou-se em Conselho.
m 2024, fomos a única entidade cigana representativa participante das oficinas regionais e seminários estaduais preparatórios para as eleições 2024/2026 do Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso (CEPCT-MT) e continuaremos com assento no órgão, representando os povos ciganos, para o próximo mandato.
Em nível estadual, dialogamos com várias Secretarias estaduais, como Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT), Trabalho, Ação Social e Cidadania (Setasc-MT), Meio Ambiente (SEMA), Agricultura Familiar (Seaf-MT), Saúde (SES-MT) e Educação (Seduc-MT).
Integramos o Fórum Mato-grossense de Cultura, o Fórum Cuiabano de Cultura e o Fórum Brasileiro de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural – Seção MT.

