Projeto Diva e As Calins de Mato Grosso foi reconhecido pelo IBRAM como uma das ações desenvolvidas pela AEEC-MT no campo da museologia e memória popular.
A AEEC-MT recebeu, no dia 03 de julho de 2023, a certificação como “Ponto de Memória”, reconhecimento concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus.
Para receber o certificado, a AEEC-MT cumpriu todos os critérios estabelecidos pela Portaria Ibram nº 579, de 29 de julho de 2021, que regula essa distribuição.
Com a certificação, a AEEC-MT foi reconhecida como uma entidade cultural que:
apoia ou desenvolve programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira”.
O certificado foi assinado por Marielle Costa Gonçalves, Coordenador(a) de Museologia Social e Educação; e Raquel Fuscaldi Martins Teixeira, Técnico em Assuntos Culturais – Antropologia.
Com o certificado, a AEEC-MT passa a integrar o programa Pontos de Memória, no âmbito do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, visando à formulação de políticas públicas aplicáveis às ações de museologia social.


O Programa Pontos de Memória, promovido pelo IBRAM, tem como objetivo promover ações de reconhecimento e valorização da memória social, de modo que os processos museais protagonizados e desenvolvidos por coletivos culturais e entidades culturais, em seus diversos formatos e tipologias, sejam reconhecidos e valorizados como parte integrante e indispensável da memória social brasileira.
O Programa tem como beneficiária a sociedade e prioritariamente os povos, grupos, comunidades e populações:
I - em situação de vulnerabilidade social e com reduzido acesso aos meios de produção, registro, fruição e difusão de sua memória social e de seu patrimônio cultural;
II - que requeira maior reconhecimento de seus direitos humanos, sociais e culturais; ou
III – em situação em que estiver caracterizada ameaça a sua identidade cultural.