O Projeto Diva e As Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã foi a iniciativa carro chefe para que a AEEC-MT fosse não apenas reconhecida como Ponto de Memória pelo IBRAM, como também uma das 60 iniciativas selecionadas para receber o prêmio “Pontos de Memória 2023 – Edição Helena Quadros”, por sua atuação na valorização, reconhecimento e salvaguarda da memória e identidade nacional.
Foram selecionadas 100 práticas em museologia social e processos museais comunitários que tenham contribuído para a identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial de grupos, povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira.
Cada uma das práticas foi premiada em R$ 40 mil, totalizando R$ 4 milhões. Inicialmente, 40 práticas seriam premiadas, porém, houve um aporte orçamentário e foi possível premiar mais 60 entidades e coletivo culturais.
Foram selecionados oito candidatos mais bem pontuados dentro de cada região brasileira e os outros 60 pela ordem de classificação de projetos.
O recurso recebido pela AEEC-MT foi utilizado para complementar os recursos gastos com a segunda temporada da minissérie com mulheres ciganas, desta vez, com o título “Luzia e As Calins do Cerrado” e a inclusão de um episódio, dos quatro realizados na temporada, com mulheres ciganas de Goiás.
Além disso, parte do recurso foi utilizado para patrocinar a coreógrafa do grupo de Danças Tradição Cigana.
Com o reconhecimento, a AEEC-MT passou a integrar um seleto grupo de instituições reconhecidas oficialmente pelo IBRAM como produtoras de memorias, narrativas, histórias, mitologias, cosmologias e saberes orais e museológicos.
Saiba mais sobre o prêmio e as outras iniciativas premiaads no link: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/noticias/ibram-divulga-o-resultado-do-premio-pontos-de-memoria-2023

