ASSOCIAÇÃO DAS ETNIAS CIGANAS

Além do acompanhamento das pautas políticas, uma das principais atuações da AEEC-MT é o monitoramento de ações racistas e violações dos direitos humanos das pessoas ciganas, em especial, as interseccionadas pelo machismo, LGBTfobia, xenofobia e discursos de ódio.

Neste sentido, elaboramos notas públicas, de repúdio e de denúncias, bem como de apoio a aprovação de políticas públicas específicas para os povos ciganos. Um exemplo de atuação foi a Nota Pública “Imediata intervenção do Poder Público para garantir a vida das pessoas ciganas em Vitória da Conquista”.

Nessa nota, as comunidades ciganas brasileiras e suas associações abaixo assinadas, solicitou ao poder público brasileiro, especialmente o governo da Bahia, o MPF, o Ministério Público Estadual, Senado, Câmara Federal e ONU, a imediata intervenção junto ao massacre e terror que as comunidades ciganas de Vitória da Conquista e cidades da região sofreram por parte da polícia militar (PM) do Estado da Bahia, depois de um conflito entre uma família cigana do distrito de Zé Gonçalves (município de Vitória da Conquista) e policiais à paisana, que resultou na morte imediata de dois policiais e dois irmãos ciganos.

Após o conflito, segundo relatos, policiais promoveram uma verdadeira caçada e junto às famílias ciganas da cidade e região e uma caçada que resultou na morte de seis pessoas ciganas. A Nota Pública alcançou também meios de comunicação nacionais e ganhou repercussão internacional nas redes sociais, com mobilizações do movimento cigano de Espanha, Portugal e Estados Unidos.

Assim, neste espaço vamos divulgar as Notas e Cartas Públicas produzidas pelo movimento cigano mato-grossense, brasileiro e internacional.

Histórico de Notas

NOTA DE REPÚDIO - QUEM FALA POR NÓS? : https://aeecmt.blogspot.com/search?q=nota

Nota Pública: Imediata intervenção do Poder Público para garantir a vida das pessoas ciganas em Vitória da Conquista: https://aeecmt.blogspot.com/2021/07/nota-publica-imediata-intervencao-do.html

Nota Pública: Pesquisadores e Ativistas alertam para racismo contra grupos cigano durante a pandemia e cobram plano emergencial: https://aeecmt.blogspot.com/2020/04/nota-publica-pesquisadores-e-ativistas.html