ASSOCIAÇÃO DAS ETNIAS CIGANAS

Apesar de constar o estadual no nome, a AEEC-MT, de fato, tem tido uma atuação não apenas em Mato Grosso, como nacional e internacionalmente. No âmbito internacional, por exemplo, integra o grupo de coletivos e associações que dialoga com a Seção de Povos Indígenas e Minorias do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos`.

Em 2021, por exemplo, participou do “ciclo da Agenda 2021 para a proteção dos Direitos dos Romani/Ciganos em Américas”, que ocorreu durante os meses de fevereiro, março e abril com dois eixos principias: “(1) uma série de capacitações que terão como objetivo entender e aprofundar os mecanismos de direitos humanos existentes em nível internacional (2) e uma agenda de “advocacy” (defesa de direitos).

Um total de 23 ativistas de comunidades ciganas de países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Canadá participaram das agendas. O convite Seção de Povos Indígenas e Minorias da ONU foi direcionado ao Assessor para Ciência e Comunicação da AEEC-MT, Aluízio de Azevedo, que em 2020 já havia participado de outro seminário organizado pela Seção de Povos Indígenas da ONU, representando a AEEC-MT.