ASSOCIAÇÃO DAS ETNIAS CIGANAS

Desde o dia 23 de janeiro de 2024, a AEEC-MT foi certificada pelo Ministério da Cultura (MINC) como Ponto de Cultura.

O certificado foi concedido pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Órgão, a partir dos Critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014).

Assim, o MINC reconheceu a AEEC-MT como produtora e conservadora da diversidade cultural brasileira. No selo de reconhecimento, o órgão escreveu o seguinte:

“Este certificado comprova que a iniciativa desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos da cidadania e da diversidade cultural no Brasil”.

Os programas Calon Lachon e Chiba Bute foram os grandes destaques avaliados pelo MINC para conceder o reconhecimento, especialmente, pelo projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã” e os encontros de cultura cigana e de mulheres ciganas que a AEEC-MT vem promovendo sistematicamente desde sua criação.

Desta maneira, a AEEC-MT passou a integrar o mapa georreferenciado da Rede Nacional de Cultura Viva, articulada a partir da Política Nacional de Cultura Viva – PNCV. Atualmente, a rede está presente nos 27 estados brasileiros, em cerca de mil municípios, com mais de 4.300 Pontos e Pontões georreferenciados.

A Cultura Viva caracteriza-se como a primeira política de base comunitária do Sistema Nacional da Cultura (SNC), para articular, capacitar e fomentar ações realizadas por entidades, coletivos e agentes culturais em suas comunidades, bem como apoiar, valorizar, reconhecer, dimensionar e divulgar as culturas e os fazeres culturais em seus diferentes territórios.

A política contempla iniciativas ligadas à economia solidária, produção cultural urbana e periférica, cultura digital, cultura popular, às comunidades indígenas, quilombolas, de matriz africana, aos segmentos da infância e juventude, abrangendo todos os tipos de linguagem artística e cultural como: artesanato, música, artes cênicas, artes visuais, cinema, circo, literatura, entre outras.