ASSOCIAÇÃO DAS ETNIAS CIGANAS

O projeto Diva e as calins de Mato Grosso visa fortalecer a cultura cigana mato-grossense, por meio da realização de atividades que reconhecem os saberes das mulheres da etnia Calon, especialmente representadas pela mestra da cultura popular cigana, Maria Divina Cabral, que recebeu a premiação de R$ 20.000,00. Ela foi contemplada como mestra da cultura mato-grossense, no edital Conexão Mestres da Cultura, da Lei Aldir Blanc da SECEL-MT.

Diva, como Maria divina é mais conhecida, conhece profundamente a filosofia Calon, seu sistema de ação e organização sociocultural, dominando elementos basilares da memória, mitologia, identidade e cultura ciganas, como a língua romanó-kaló e o manuseio das ervas medicinais. Estes são saberes que a fazem ser muito respeitada na comunidade cigana mato-grossense e brasileira.

Além de homenagear Maria Divina, o projeto na r-existência das calins de Mato Grosso, que mantém tradições, sem perder o “time” da história; lutando para ocupar espaços em todos os âmbitos da sociedade. Rompendo com paradigmas racistas e machistas, nossa proposta transcende em um material transmidiático, baseado em múltiplas linguagens e ancorado no diálogo com as participantes e os modos como queriam ser representadas.